3CE97F5D2239A2AF6BFF8F076536A584 O que há de errado na educação? | Atividades Escolares / Juntos pela Educação Visite-nos no Google+

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O que há de errado na educação?

,
Desde os primeiros anos de vida entramos em contato com o “mundo letrado” e um “ambiente alfabetizador” (Seja ele em livros, revistas, televisão, produtos, Slogans, placas de publicidades, nomes de ruas, etc.). E teoricamente, quando entramos na escola tudo isso ao nosso redor é escolarizado para que possamos ler e escrever.
Passamos a maior parte de nossas vidas dentro de uma escola, mesmo assim a maioria se quer leu algum livro, não resolve situações –problema simples ou mesmo escreve com o mínimo de coerência possível.
Quando leio os jornais, revistas, sites, blogs, etc., percebo que os espaços que esses meios de comunicações dedicam a educação é mínimo ou até mesmo nada. Mas, em contrapartida, esporte, sexo, fofocas, tragédias é quase que a sua totalidade.
A maioria das pessoas não gosta de estudar, mesmo “vivendo” dentro de uma escola. Não são bons leitores e muito menos críticos como dizem os que idealizam uma educação de qualidade.
Pensando bem...
Formar cidadãos críticos?
Será que o professor pode ser um sujeito crítico? Ele é o que tem menos autonomia para decidir sobre sua didática, seus conceitos. Barra em pessoas que ligadas somente à “política” se preocupam mais em ganhar eleições e obter cargos. Ele não pode ser crítico nem ao menos questionar uma proposta, pois se assim o fizer é visto como subversivo, comunista, agitador, etc.
Aqueles que pensam e ditam regras nas escolas públicas, fazem as escolas e alunos de cobaias, tanto é verdade, que as escolas particulares não seguem o que é implantado em escolas públicas, só algumas “experiências” que deram certo é que são adotadas nas escolas particulares. Tanto isso é verdade que os filhos destes freqüentam escolas particulares e tradicionais.
Voltando para o raciocínio, na verdade, será que alguém se interessa realmente por uma educação de qualidade a não ser os professores que estão de mãos atadas e os pais de alunos?
Será que nossos governantes querem cidadãos que pensem por si próprios? Que sejam formados e informados?
Será que a mídia quer pessoas críticas que saibam notar as mensagens subliminares que as fazem comprar coisas supérfluas, programas de baixo nível e pouco custo que não acrescentam nada? Se isso acontecesse, teriam que investir em pessoas altamente qualificadas e programas mais cultos e inteligentes...
E isso não valeria à pena...
Acho que vai continuar assim até a sociedade não agüentar mais....

Prof. Neemias Alves Pereira

0 comentários to “ O que há de errado na educação? ”

network

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...