3CE97F5D2239A2AF6BFF8F076536A584 MEC troca comando das secretarias de ensino superior e alfabetização | Atividades Escolares / Juntos pela Educação Visite-nos no Google+

segunda-feira, 4 de março de 2013

MEC troca comando das secretarias de ensino superior e alfabetização

,
 Novo secretário de ensino superior, Paulo Speller terá tarefa de fiscalizar cursos de baixa qualidade



Novo secretário de ensino superior, Paulo Speller terá tarefa de fiscalizar cursos de baixa qualidade

O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta quinta-feira (28) a mudança no comando de duas de suas secretarias internas. Na Sesu (Secretaria de Educação Superior) sai Amaro Lins e entra Paulo Speller, reitor da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira).
Já na Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão) assume Macaé Evaristo, que atuava como diretora de políticas de educação do campo, indígena e relações raciais no próprio ministério. Ela entra no lugar de Cláudia Dutra.
A mudança ocorre num momento em que a atuação das duas secretarias ganha peso. Ao lado de outros órgãos do ministério, a Secadi será responsável por avaliar e prestar auxílio técnico a Estados e municípios na implantação do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), que prevê a alfabetização dos alunos da rede pública até os oito anos de idade.
A Sesu, por sua vez, atua na fiscalização de faculdades públicas e privadas, e segundo o ministro Aloizio Mercadante deverá ter "tolerância zero" com cursos superiores de baixa qualidade. O MEC deve ainda promover uma reorganização dos cursos de direito do país, em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), diante do grande número de bacharéis reprovados no exame de ordem.

Perfis

Graduada em serviço social pela PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Macaé Evaristo é mestre em educação pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Professora efetiva da rede municipal de ensino de Belo Horizonte desde 1984, ela atuou também como professora formadora e coordenadora do programa de implantação de escolas indígenas de Minas, no período de 1997 a 2004.
Desde 2005 na Secretaria de Educação de Belo Horizonte, Macaé foi gerente de articulação da política educacional, secretária-adjunta e secretária de educação no período de 2009 a 2012. Nesses cargos, deu prioridade à ampliação da educação infantil, à melhoria da qualidade da educação e à educação integral, aliada à política de promoção da igualdade racial.
Paulo Speller tem graduação e mestrado em psicologia pelas universidades Veracruzana e Nacional Autônoma de México, respectivamente. É doutor em ciência política pela Universidade de Essex, do Reino Unido. De 2008 a 2010, presidiu a comissão de implantação da Unilab, instituição vinculada ao MEC, e agosto de 2010 assumiu a reitoria da instituição.
Speller tem experiência na área de educação e ciência política, com ênfase em estado e governo, com atuação principalmente em políticas públicas, política educacional, currículo e fundamentos da educação. Exerce ainda o cargo de conselheiro da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) e integra o CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) da Presidência da República. Ele também exerceu mandato, de 2008 a 2012, na Câmara de Educação Superior do CNE (Conselho Nacional de Educação). Foi presidente dessa câmara de 2010 a 2012.
Os novos secretários tomam posse assim que tiverem os nomes publicados no D.O.U. (Diário Oficial da União).



Fonte:UOL Educação

0 comentários to “ MEC troca comando das secretarias de ensino superior e alfabetização ”

network

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...