3CE97F5D2239A2AF6BFF8F076536A584 Ministro da Educação brasileiro diz que universidades estão a resolver problemas de reconhecimento | Atividades Escolares / Juntos pela Educação Visite-nos no Google+

sábado, 9 de março de 2013

Ministro da Educação brasileiro diz que universidades estão a resolver problemas de reconhecimento

,

Dilma Rousseff Reuters

O ministro da Educação do Brasil, Aloizio Mercadante, disse nesta quinta-feira em Lisboa que as universidades portuguesas e brasileiras estão a trabalhar intensamente para resolver problemas no reconhecimento de diplomas na área da engenharia e arquitectura.

“Oito universidades brasileiras e 15 universidades portuguesas estão a trabalhar intensamente para resolver no âmbito das universidades, porque no Brasil quem reconhece diploma são as universidades públicas, o problema do reconhecimento dos diplomas de engenharia e arquitectura entre os dois países", declarou Mercadante.
O ministro brasileiro falava numa conferência de imprensa conjunta com o ministro da Educação português, Nuno Crato.
“Será muito rápido [a resolução do reconhecimento dos diplomas de engenheiros e arquitectos portugueses no Brasil]", afirmou Aloízio Mercadante.

“Para isso, [as universidades] estão a trocar os currículos dos cursos, a analisar as grelhas curriculares, carga horária, as disciplinas para ver a compatibilidade, mas está muito próximo de ser resolvido”, acrescentou.
O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Portas, já havia pedido a Mercadante, durante uma visita ao Brasil em Junho de 2012, que o reconhecimento dos diplomas dos engenheiros e arquitectos portugueses fosse realizado o mais breve possível.
Mercadante referiu ainda que, depois solucionado o problema do reconhecimento dos diplomas, será iniciado o diálogo para o registo dos profissionais portugueses na ordem dos arquitectos e engenheiros (CREA) brasileira, sem o qual não podem trabalhar.
Na sexta-feira, Mercadante, que realiza uma visita de dois dias a Portugal, assinará em Braga o protocolo de cooperação tripartida entre o Brasil, Portugal e Espanha durante uma visita ao Instituto Internacional Ibérico de Nanotecnologia, primeira instituição de pesquisa internacional no campo da nanociência e da nanotecnologia na Europa.
O ministro brasileiro já visitou nesta semana, a Espanha e a Bélgica, onde se reuniu com várias autoridades da União Europeia.
Aloizio Mercadante parte no sábado para o Reino Unido, onde visitará a Universidade de Cambridge.



Fonte:Jornal do Dia-Portugal

0 comentários to “ Ministro da Educação brasileiro diz que universidades estão a resolver problemas de reconhecimento ”

network

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...