3CE97F5D2239A2AF6BFF8F076536A584 Curso Gratuíto | Atividades Escolares / Juntos pela Educação Visite-nos no Google+

terça-feira, 24 de março de 2015

Curso Gratuíto

,

Educação inicia curso de especialização para técnicos em enfermagem


Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Colégio Estadual São Pedro Apóstolo, no Bairro Xaxim, em Curitiba, inicia as atividades com o curso de especialização para técnicos em enfermagem do trabalho. Na foto Fabiana Campos. Curitiba, 06-02-15. Foto: Hedeson Alves/SEED
A Secretaria de Estado da Educação está ampliando a oferta da educação profissional em todas as regiões do Estado. A novidade agora é o curso de especialização para técnicos em enfermagem do trabalho, que é inédito no sul do Brasil na rede pública de ensino. A nova turma iniciou as atividades essa semana no Colégio Estadual São Pedro Apóstolo, em Curitiba.

Durante a aula inaugural, na segunda-feira (23), o colégio recebeu novos equipamentos, como manequins para as aulas práticas. Em 2014, a escola também adquiriu novos acervos bibliográficos específicos para que os alunos possam aprofundar os conhecimentos teóricos no decorrer do curso.

A especialização tem duração de um ano, com carga horária de 440 horas aulas. Durante o curso os alunos participam de estágio obrigatório para alinhar o conhecimento teórico com a prática profissional. “Contamos com uma estrutura excelente com equipamentos e um acervo bibliográfico que coloca o nosso curso no mesmo patamar da rede particular”, disse a diretora Giovana Marchiori.

O curso é ofertado gratuitamente para quem já concluiu o nível técnico em enfermagem e deseja ampliar os conhecimentos e as oportunidades de emprego. Foi o que chamou a atenção da técnica Beatriz Dias, que resolveu voltar a estudar depois de 10 anos longe da sala de aula. “Fiquei muito tempo sem estudar e isso deu uma estagnada na minha carreira. Quando vi que abriram a especialização eu aproveitei para voltar a estudar e fazer uma coisa nova que vai melhorar a minha vida”, afirmou.

Maria da Glória Plate concluiu o curso técnico em enfermagem junto com o ensino médio, por meio do Proeja, para quem tem acima de 18 anos e não teve a oportunidade de concluir o ensino médio na idade regular, também no colégio São Pedro. De acordo com ela, a especialização vai abrir novas oportunidades de emprego e uma renda melhor. “Vai melhorar muito em relação a oportunidades de emprego. Isso, além dos novos conhecimentos que vou adquirir com o curso, me motiva a continuar estudando mais”, revelou.

A diretora do Departamento de Educação e Trabalho (DET), da Secretaria, Fabiana Campos, destacou os investimentos feitos pelo Governo estadual para ampliar a oferta da educação profissional no Paraná. “A educação profissional no Paraná está tendo um grande avanço nos últimos dois anos, com a concretização de projetos inovadores como as especializações para técnicos que a Secretaria da Educação está ofertando”, frisou. “Com os investimentos que estão sendo feitos, o Paraná está na vanguarda se compararmos com outros estados”, lembrou a diretora.

Além da Capital, a especialização também será oferecida, a partir de agosto, no Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, em Cascavel, no Oeste. A Secretaria de Estado da Educação também possui a especialização em gestão de resíduos, no Colégio Estadual Marins Alves de Camargo, em Paranavaí, no Noroeste.

MAIS VAGAS – Somente em 2015, quatro novos Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs) já iniciaram as atividades. As escolas foram construídas em diferentes regiões do Estado com cursos técnicos oferecidos de acordo com a demanda do setor produtivo de cada cidade. Os novos CEEPs estão localizados em Pitanga, Centro-Sul, Cianorte, Noroeste, Assaí, Norte, e Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). “Esses centros de educação profissional vão oferecer a oportunidade para aproximadamente cinco mil alunos em cursos técnicos”, disse Fabiana.

De acordo com Fabiana, foram investidos aproximadamente R$ 30 milhões na construção das novas escolas e na aquisição de laboratórios e equipamentos. Os investimentos foram feitos pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, por intermédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Ainda na Grande Curitiba, outras duas unidades estão em fase de conclusão em Almirante Tamandaré e Campo Largo. Na capital, o CEEP de Curitiba está recebendo novos laboratórios que também vão ampliar o número de vagas e cursos técnicos na região. São cursos de logística, administração, edificação, agropecuária, química, vestuário, açúcar e álcool. Atualmente a rede estadual de ensino conta com 55 cursos de formação técnica divididos em 350 escolas em 182 municípios de várias regiões do Estado.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:

http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.b
r

0 comentários to “ Curso Gratuíto ”

network

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...