f Encontro regional de Educação acontece em Peruíbe, SP - Atividades Escolares / Juntos pela Educação Juntos pela Educação 3CE97F5D2239A2AF6BFF8F076536A584 Encontro regional de Educação acontece em Peruíbe, SP - Atividades Escolares / Juntos pela Educação

Encontre aqui o que você procura

domingo, 10 de março de 2013

# NOTÍCIAS

Encontro regional de Educação acontece em Peruíbe, SP

Educadores da Baixada Santista e Vale do Ribeira vão receber capacitação.
Ministério da Educação vai realizar encontro nos dias 26 e 27 deste mês.


O encontro regional de capacitação do Plano de Ações Articuladas (PAR), programa do Ministério da Educação, vai acontecer nos próximos dias 26 e 27 de março em Peruíbe, no litoral de São Paulo. A capacitação busca traçar diretrizes e metas para o setor em cada município.

Dois representantes do Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério da Educação (SIMEC) vão auxiliar os técnicos municipais na elaboração dos planos das cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira. Os profissionais interessados têm até o próximo dia 20 de março para se inscrever no projeto, pelo e-mail rosangelapgabinete@peruibe2.sp.gov.br.

A abertura do evento acontece no dia 26, às 14h, e será realizada pela prefeita do município Ana Preto. Na sequência, os representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) farão a apresentação do PAR, seguida por orientações técnicas aos participantes. No dia seguinte, os participantes terão capacitação para a elaboração do PAR municipal com a orientação dos técnicos do FNDE.

No encontro serão discutidos temas como gestão educacional, formação de professores e profissionais de serviço e apoio escolar, práticas pedagógicas e avaliação, além da infraestrutura física e recursos pedagógicos da educação serão abordados durante a capacitação técnica.

Com os dados apurados, os representantes municipais farão um diagnóstico da realidade educacional local e, em conjunto, estabelecerão ações para gestão educacional, melhoria da infraestrutura e qualificação do corpo docente. Além disso, também terão mais facilidade em solicitar recursos ao Ministério da Educação. Após elaborado, o PAR será encaminhado diretamente ao ministro de Educação, Aloizio Mercadante.

Programa
 Elaborado pelo Ministério da Educação, o Plano de Ação Articulada (PAR) atua em duas frentes: levantamento e organização de dados para a avaliação da realidade educacional local e execução de políticas públicas para melhorar a qualidade do ensino. Com o levantamento de dados, o MEC avalia a condição educacional de cada município, e se torna um mecanismo importante  para a redistribuição de verba do orçamento federal.


Fonte: G1 Santos
Postar um comentário

network