. Nova lei tira a exigência de pós-graduação para professores de Federais - Atividades Escolares / Juntos pela Educação Juntos pela Educação 3CE97F5D2239A2AF6BFF8F076536A584 Nova lei tira a exigência de pós-graduação para professores de Federais - Atividades Escolares / Juntos pela Educação

PROMOÇÃO

PESQUISAR

quinta-feira, 18 de abril de 2013

# NOTÍCIAS

Nova lei tira a exigência de pós-graduação para professores de Federais




Nova lei tira a exigência de pós-graduação para professores de Federais


Uma nova lei que teve iniciativa imediata do governo federal, que teria entrado em vigor no final do mês passado, conseguiu determinar que as universidades federais não poderiam mais realizar a exigência para inscrição nos concursos para contratação de professores os títulos de mestre ou doutor para todos os candidatos. Isso quer dizer que a partir de agora quem tiver diploma de graduação poderá entrar na disputa á todas as vagas que forem abertas para professores das universidades. Até este momento esses candidatos eram exceção.
Depois dessa determinação, o governo decidiu afirmar na tarde de ontem que pretende realizar a alteração novamente para esta regra, para que todas as instituições federais obtenham o direito de exigir novamente o diploma de pós-graduação, como primeira condição para que o candidato realize a inscrição. O que o governo ainda não tem conhecimento é se deverá mandar um novo projeto de lei para o Congresso ou se deverá editar tal medida provisória. À respeito dessa determinação, os dirigentes de universidades disseram que o executivo não obtinha a intenção de que houvessem proibições nesse exigência de mestrado e de doutorado, mas que houve um grande erro de projeto e que só foi percebido assim que as universidades realizaram a consulta de suas áreas jurídicas para organizar a abertura dos concursos. Tal mudança já conseguiu trazer alguns resultados práticos, como na universidade  Federal de Santa Catarina, que selecionou 200 professores que tinham apenas diplomas de graduação e que antes exigia o diploma de Doutor. Já na Federal de Pernambuco, houve suspensão dos processos pelo departamento de física e química, que não aceitaram a nova regra. Desde os anos 90 é exigido pelos concursos que os candidatos obtenham diploma de doutor ou de mestre, buscando melhor qualidade no ensino e nos trabalhos de pesquisa. No Brasil, 90% dos docentes federais obtém pós-graduação.




Fonte: NoticiasBR

Postar um comentário

network

PROMOÇÃO